Bem vindo à RD3 Engenharia

rd3@rd3engenharia.com.br

Projetos

Marina da Glória

Aprovação nas concessionárias
Projetos de Engenharia

Atributos do Projeto

Setor - Comercial
Cliente - BR MARINAS
Localidade - Marina da Gloria - RJ.
Quantificação - 400 vagas

Descrição do Projeto

Uma nova Marina da Gloria, um novo conceito em marinas, ancorado na expertise do grupo BR Marinas, a RD3 tem orgulho em participar deste emblemático ícone do Rio de Janeiro, palco das mais diversas atrações.

O projeto revitalizou a Marina da Gloria para dar orgulho a todos os Cariocas.

Novas instalações elétricas e hidrosanitárias para prover atendimento as lojas comerciais que foram revitalizadas em um novo cenário, além de todo um conjunto administrativo e operacional seguindo as padronizações do grupo BR Marinas.

O projeto também foi desenvolvido para disponibilizar os pontos de entrega para as utilidades (Energia, Agua, Esgoto, Gás e Telecom) ao evento teste das Olimpíadas ocorridas em agosto de 2015 e para o maior evento do Rio de Janeiro as Olimpíadas 2016.

 

ENTRADA DE ENERGIA
Uma nova entrada de energia foi projetada com a modernidade das novas tecnologias aliadas as preconizações de operação e manobra da regulamentação da Concessionária LIGHT que promoverão o aumento da segurança das instalações elétricas.

 

DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA
O projeto da RD3 preconizou a utilização de  subestação secundaria para a distribuição elétrica condominial e a disponibilidade de “Ponto de Entrega”  para as novas lojas revitalizadas que contarão com “Centros de medições”  para registro do consumo unitário kwh de cada unidade comercial com previsão para sistema eletrônico integrado de rateio condominial.

Uma nova rede de média tensão externa foi projetada  para atendimento aos transformadores do tipo pedestal  “Pad-Monted” para atendimento elétrico as  duas Orlas da Marina para atendimento 655 vagas de embarcações , onde serão disponibilizados “Totens de utilidade”   para disponibilizar pontos de elétrica e hidráulica ambos com medição de consumo (kwh e m3/h) com sistema de telemetria integrado,   garantido assim um “UPGRADE” nas instalações elétricas e hidráulicas da antigas orlas da Marina.

Também foram projetados novos atendimentos elétrico para uma nova laje de eventos totalmente revitalizada com cobertura permanente garantido assim conforto durante a realização de eventos, além de dois novos hangares de barcos aumentando assim o número de vagas em “doca seca”

 

 

HIDRAULICA

Uma nova entrada de agua foi projetada, para atender as normas vigentes da Concessionária CEDAE, foi estabelecido três dias de reservação nas cisternas, com um volume previsto superior aos 450.000 litros, seu sistema de distribuição d’água é através de, bombas com inversores de frequência, proporcionando uma maior economia de energia e consequentemente uma alta eficiência energética.

Foi preconizado hidrômetros com medição eletrônica para as lojas da Marina, que promoverão um maior controle e segurança, das instalações hidráulicas e consciência ambiental.

 

ESGOTO & AGUAS PLUVIAIS
O projeto de esgoto da Marina da Gloria foi todo revitalizado devido suas novas utilizações, sua enorme área edificada, fez com que adotássemos vários sistemas de elevatórias em pontos estratégicos do empreendimento, descarregando numa elevatória única de saída, composta por três bombas em linha, que recalcam uma distância de 2km para rede de esgoto existente no parque do Flamengo.

No projeto de agua pluviais, foi implantado um sistema de reaproveitamento para uma área de telhado superior a 4.000 m², desaguando em um reservatório reuso, logo após ao desague por meio de um sistema bombas se inicia um processo de tratamento que abastecem os reservatórios de agua tratada, destinado a alimentação de caixas de descarga e torneiras de jardins.

 

GÁS
A RD3 Engenharia propiciou o abastecimento de gás aos novos restaurantes de alimentação da Orla da Marina da Gloria através da concessionaria CEG, fazendo um trabalho de viabilidade junto a companhia.

A equipe de infraestrutura da CEG utilizou métodos não-destrutivos, para travessia da média pressão sob o parque do Flamengo, denominado Shields; a utilização desse método gerou o menor distúrbio possível em termos de tempo da obra, área de interdição, barulho e danos ambientais.

O projeto de gás, foi concebido com o centro de medição em área de fácil acesso e espaço para futura ampliação, foi projetado sensores de gás ao longo do hall, intertravando com válvulas solenoides em áreas amplamente ventilada, ocasionando maior segurança e provendo assim uma disponibilidade de atendimento com ponto de gás para unidades que necessitarem.