Bem vindo à RD3 Engenharia

rd3@rd3engenharia.com.br

Projetos

Hotel Nacional

Atributos do Projeto

Setor - Comercial
Cliente - Orca Construtora
Localidade - São Conrado - RJ.
Quantificação - 468 quartos

Descrição do Projeto

A RD3 foi convidada a participar da revitalização do ícone da arquitetura do Rio de Janeiro o “Hotel Nacional” em seus 34 andares da renomada arquitetura de Oscar Niemeyer.
O Hotel inaugurado em 1972, tombado pelo patrimônio municipal em 1998 e em 1999 o hotel foi fechado.
Em 2015 iniciou-se a reforma desta obra de arte, desafiando todos os envolvidos, onde os projetos devem manter os traços da arquitetura alinhando com as novas tecnologias em projetos.
Ao total teremos 468 quartos e em alguns andares, suítes serão ampliadas, com sua modernidade atendendo as novas exigências do corpo de bombeiro e do setor hoteleiro.

ENTRADA DE ENERGIA
Uma nova entrada de energia foi projetada com a modernidade das novas tecnologias aliadas as preconizações de operação e manobra da regulamentação da Concessionária LIGHT que promoverão o aumento da segurança das instalações elétricas.

 

DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA
Desenvolvemos o projeto elétrico com a tecnologia de projeto utilizada em grandes centros comerciais, onde preconizamos a execução de subestações secundárias junto aos pontos de grande consumo elétrico “centro de carga”.  Ao total teremos 4 subestações secundarias distribuídas no empreendimento.

O atendimento elétrico para a torre do hotel contara com a distribuição elétrica através de barramentos blindados “busway” garantindo neste cenário redução nos custos de execução elétrica e rapidez na implementação das prumadas elétricas.

 

No pavimento de acesso ao Hotel, foram disponibilizados pontos de entrega para lojas que serão atendidas com centro de medição exclusivo permitindo assim medição do consumo unitário de cada unidade e desta forma disponibilizar rateio conforme o consumo “kwh” e não através de rateio por m2.

 

A RD3 em seu projeto elétrico, considerou a utilização de uma “Usina Elétrica”, formada por grupos geradores a diesel que irão disponibilizar atendimento elétrico em média tensão no horário de ponta ou em caso de falta de energia da concessionária.

 

Planejamos o esquema de atendimento elétrico para futura torre residencial que será construída sobre o centro de convenção do Hotel Nacional.

Espaços foram reservados no pavimento de acesso para os compartimentos da concessionária, utilizados para locação dos transformadores e equipamentos de manobra da rede de media tensão.

Também foram disponibilizados espaços para os equipamentos de proteção em baixa tensão e para os centros de medição das unidades residenciais.
Vale ressaltar que o atendimento elétrico ao residencial será independente do ramal de entrada do hotel.

 

 

HIDRAULICA

Um novo Sistema de distribuição foi implantado com novas tecnologias aliadas as preconizações de operação e manobra separando o edifício em 4 sistemas de distribuição (serviço, baixa, média e alta).

 

O abastecimento aos pontos de consumo de chuveiros, lavatórios e pias são feitos, por bombeamento direto através de bombas centrifugas multicelulares verticais controladas por conversor de frequência, instaladas no pavimento entrepiso e o atendimento as caixas de descarga é feito por gravidade através do reaproveitamento das aguas cinzas e pluviais.

 

A RD3 em seu projeto hidráulico, considerou no sistema de aquecimento duas caldeiras a gás com rendimento acima de 92% conjugados a dois tanques de acumulação independente para cada sistema implantado, tubulações em PPR e válvulas termostáticas no final de cada coluna de agua quente proporcionando maior conforto ao hospede.

 

 

ESGOTO

 

O novo Sistema de distribuição implantado atendeu a nova Lei 7463/16 que regulamenta o procedimento para armazenamento de aguas pluviais e a aguas cinzas para reaproveitamento e retardo da descarga na rede pública.

A ligação na galeria de esgoto foi feita através de uma saída de diâmetro de 250 mm conforme projeto aprovado, direcionada para Avenida Aquarela do Brasil. O projeto foi concebido com três elevatórias de esgoto e duas elevatórias de aguas pluviais localizadas no subsolo.

 

No pavimento de acesso ao Hotel, foram disponibilizados pontos de entrega de esgotamento secundário para lojas.

 

 

GÁS

A Entrada de Gás foi projetada proveniente da rede de média pressão existente na Avenida Niemeyer e executada pela Avenida Aquarela do Brasil, com grande apoio da equipe CEG conseguimos abastecer em tempo hábil.

 

A RD3 em seu projeto de Gás, adotou duas entradas independentes, uma para atendimento das geradoras de aquecimento e outra para as cozinhas industriais e terceirizadas, aliadas as preconizações de operação e manobra da regulamentação da Concessionária CEG.

 

Os abastecimentos dos pontos do consumo das cozinhas industriais foram feitos com barrilete independentes localizado em área de fácil acesso proporcionando fechamento rápido, fora do ponto de utilização, com isso melhorando a operação e manobra.

 

Todas as alimentações de gás das cozinhas foram intertravadas com válvulas solenoides independentes e exaustores individuais fazendo assim uma melhor segurança e operação do hotel.

Principais Caracteristicas

# ELÉTRICA:

Potencia elétrica  Instalada nas subestações secundarias do empreendimento (4950 kVA ) , demanda elétrica prevista de  2385 kW;

Empreedimento dispoe de 4 grupos geradores de 750 kva para operação em horario de Ponta ou pela falta de energia da concessionária;

# ESGOTO:

Edificação com sistema de reaproveitamento de aguas cinzas e pluviais para abastecimento de caixa descarga e jardins ;

# HIDRAULICA :

Sistema de bombeamento por variador de frequencia composto por 4 zonas de abatecimento.

# GAS :

Foi projetada duas entradas independentes para sistema de aquecimento e cozinhas industriais com potencia adotada de 25.000kcal/min.